41.3618-9330 | 41. 98798-9125 contato@uroville.com.br Segunda à Sexta-feira | 08h às 18h
Rua Dr. Brasilio Vicente de Castro, 111 -Sala 302 - Ecoville | 81200-526 | Curitiba-PR
41.3618-9330 | 41. 98798-9125 contato@uroville.com.br Segunda à Sexta-feira | 08h às 18h
Rua Dr. Brasilio Vicente de Castro, 111 -Sala 302 - Ecoville | 81200-526 | Curitiba-PR

Câncer de Rim

Câncer de Rim

O câncer de rim é um dos tumores malignos mais comuns do trato urinário. Antigamente, era diagnosticado pela tríade massa renal/abdominal, hematúria (sangramento na urina) e dor. Os pacientes comumente chegavam ao urologista com grandes massas abdominais e já em estado avançado, com baixas taxas de curabilidade.

 

Atualmente, com a grande popularização dos métodos de imagem, o câncer de rim é uma doença com grande chance de cura a longo prazo, principalmente nos casos em que o diagnóstico é precoce. Mesmo nos casos em que as massas renais são grandes, porém localizadas somente no rim, a cirurgia minimamente invasiva é possível e os resultados são muito satisfatórios.

 

O câncer de rim usualmente se apresenta como um nódulo renal, e não traz sintomas quaisquer na sua fase precoce. O diagnóstico costuma ser um achado em um exame de imagem, normalmente uma ecografia. Nesse momento, em que o paciente se apresenta com um nódulo renal, é muito importante não perder tempo e logo consultar com o urologista, pois o tumor de rim é bastante tempo-sensível, ou seja, tende a aumentar de tamanho com o passar do tempo.

 

Os exames mais apropriados para o estadiamento do tumor de rim são a tomografia e a ressonância magnética. Com estes exames, o urologista pode identificar o aspecto do tumor, o tamanho real do nódulo e toda a anatomia renal e vascular. Estes exames têm grande capacidade de determinar se os nódulos são possivelmente benignos ou malignos, e tem a capacidade de guiar o tratamento definitivo. 

 

Os poucos casos duvidosos precisam ser avaliados e direcionados para uma eventual biópsia renal, a fim de identificar o tipo tumoral e possibilitar a indicação da melhor alternativa terapêutica. 

Tratamentos

Conheça os tratamentos para Câncer de Rim