Veja, abaixo, os tratamentos mais indicados para os casos de estenose de uretra. Os tratamentos devem ser individualizados para cada caso, e o melhor tratamento para você será decidido pelo seu urologista.
No Uroville, o Dr. Murilo Murata é especializado em cirurgia uretral e reconstrutiva.
É o estiramento da estenose, utilizando dilatadores progressivamente mais calibrosos e pode ser realizada com sondas, dilatadores ou balões. A dilatação raramente cura a doença e necessita ser repetida periodicamente.
Nesta cirurgia é feita uma incisão através da estenose até o tecido sadio que permita a cicatrização em lúmen com maior calibre. É um método atraente por ser realizado de forma endoscópica não-invasiva. Porém também tem uma taxa de sucesso baixa. Somente 30% dos casos não vão necessitar de uma nova cirurgia. É indicada para estenoses curtas (com menos de 1,5 cm).
É uma alternativa a ser avaliada em todos os tipos de estenose. Existem várias técnicas diferentes de tratamento cirúrgico, que podem variar dependendo da extensão, da localização e da causa da estenose uretral. Geralmente para estenoses curtas, pode-se realizar a retirada da porção estenosada e é feita uma sutura entre as partes sadias.
Se a estenose for longa ou em locais onde não se aconselha retirar a uretra danificada, pode-se utilizar retalhos de pele (principalmente do pênis e prepúcio) ou utilizar enxertos (principalmente de mucosas da boca) para a reconstrução da uretra.