41.3618-9330 | 41. 98798-9125 contato@uroville.com.br Segunda à Sexta-feira | 08h às 18h
Rua Dr. Brasilio Vicente de Castro, 111 -Sala 302 - Ecoville | 81200-526 | Curitiba-PR
41.3618-9330 | 41. 98798-9125 contato@uroville.com.br Segunda à Sexta-feira | 08h às 18h
Rua Dr. Brasilio Vicente de Castro, 111 -Sala 302 - Ecoville | 81200-526 | Curitiba-PR

HoLEP – Laser para Próstata

HoLEP - Laser para Próstata

A Hiperplasia Prostática (saiba mais aqui) é uma doença benigna da próstata que acomete homens com mais de 40 anos, sendo muito prevalente a partir dos 60 anos.

 

É a principal causa de sintomas urinários em homens. Os tratamentos têm como objetivo o alívio dos sintomas (com consequente melhora da qualidade de vida) e prevenção de complicações, como retenção urinária, sangramento e deterioração das funções renal e da bexiga. 

 

Os tratamentos para essa condição estão em constante evolução e, nos últimos anos, uma técnica tem se destacado, trata-se da Enucleação Prostática a Laser, conhecida pela sigla (em inglês) HoLEP. No que consiste e o que a diferencia das técnicas convencionais?

 

No tratamento cirúrgico endoscópico convencional, chamado Ressecção Trans-uretral da Prostata, é realizada uma espécie de “raspagem” da região mais interna da próstata, com a retirada de pequenos fragmentos. É uma cirurgia realizada há muitos anos e muito eficaz, mas com algumas limitações. Por exemplo, é indicada apenas para próstatas menores de 80 gramas e, com muita frequência, os sintomas podem retornar após alguns anos, pois dificilmente consegue-se retirar todo o tecido hiperplásico, que volta a crescer.

 

Nas chamadas “Enucleações”, todo o tecido hiperplásico é retirado, com auxílio do Laser (HoLEP) ou do Plasma (BipoLEP), o que tem como vantagens uma melhora mais acentuada dos sintomas e um resultado mais duradouro, além de menor sangramento, menos tempo de sonda e menor tempo de internação (quase todos os pacientes recebem alta em 1 ou 2 dias sem sonda).

 

Durante o procedimento, dividimos o plano entre o Adenoma (parte central crescida da próstata) e a cápsula prostática. Uma vez que o adenoma está liberado, é colocado no interior da bexiga e com o auxílio de um equipamento (chamado Morcelador) ele é retirado pela uretra. 

 

holep